quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Era PIP o Que Me Faltava!

Imagem de Tania Dimas por Pixabay

FalaÊ Sardinhada!!! Hoje vou falar sobre um assunto muito sério que é o PIP (Poítica de Investimento Pessoal), vou até dedicar um abinha do blog ao PIP, não tinha noção que isso existia até que eu visitei essa postagem aqui no AA40 http://www.aposenteaos40.org/2019/03/voce-ja-escreveu-sua-politica-de.html lá o AA40 explica melhor o que é o PIP, inclusive ele coloca lá em seu blog um docx para download para que você escreva seu próprio PIP.




O Que É o PIP


O PIP é um documento onde você irá escrever suas estratégias, suas metas, os seus aportes e tudo o mais, quando vocês baixarem o documento vocês entenderão.


Para Que Serve o PIP


Imagem de schaeffler por Pixabay

O PIP serve como um norte para que você nunca esqueça de sua estratégia e é exatamente ela que vai te ajudar a bater sua meta, por exemplo, toda vez que chegar um capetinha te falando para investir na carteira recomendada do raio que o parta e que você está dando bobeira em não estar investindo nisso, basta dar uma olhada no seu PIP, se dentro da sua política de investimentos estiver um percentual alocado para investir em maluquices, mete bronca, senão respire fundo e tente se convencer de que sair do caminho aumenta a caminhada (falei bonito agora, fica registrado por aqui em 13/02/2020 que escrevi isso, não copiem! Mentira podem copiar e mandar um link pra este post, vou ficar feliz com o tráfego).

Importante, mas muito importante mesmo é que sua política de investimentos não precisa ser engessada se você está diante de alguma oportunidade que realmente te convenceu que seria melhor girar uma parte do seu patrimônio para investir naquilo, porque não fazê-lo???????? Por exemplo quem investe 100% em Renda Fixa está repensando esta alocação nos últimos anos, agora em 2020 com a Selic em 4,25% perdendo para inflação nem se fala.

Como o PIP Vai Me Ajudar


Aconteceu comigo em 2018 com a greve dos caminhoneiros e recentemente com a retração dos fundos imobiliários antes do Corona Vírus, os FII's e as Ações nestas épocas começaram a cair e eu comecei a fuçar livros de investimentos ler blogs alheios testando estratégias para tentar me proteger das quedas, acontece que eu toda vez que eu descubro algo novo eu acabo girando meu patrimônio por achar que descobri o Novo Mundo e que agora vou ficar rico, só que não, vejo que o resultado da nova estratégia e o resultado da anterior se pareciam bastante em termos de rentabilidade e risco, ou seja, gastei para girar patrimônio para ter o mesmo resultado.

Não Acredito que isso seja por eu não ser apto para o mercado de Renda Variável, muito pelo contrário sou completamente avesso ao mercado de Renda Fixa (aguento muito bem ver o patrimônio decrescendo e continuo tendo fé e investindo e fico muito feliz quando a coisa volta e seu patrimônio explode em rentabilidade, isso nunca nunca nunca irá acontecer na RF), acredito que isso ocorre pois ainda não conheço por completo as estratégias de investimentos utilizadas e justamente nas quedas em que eu me pergunto se estou fazendo alguma coisa errada e pesquiso e descubro essas estratégias e acabo por me empolgar. E também sou do tipo idiota tenho que passar pela experiência para aprender, não consigo isso de aprender com o erro dos outros - e se der certo pra mim? - Já me dei bem com isso, mas já me dei mal também, é a vida.

Com o PIP ficará mais fácil eu segurar esse giro, recentemente mudei novamente a estratégia da minha carteira, girei e paguei caro por isso dessa vez, bem diferente do que paguei em 2018 na greve dos caminhoneiros, esse giro me deixou com gosto de guarda-chuva velho na boca, na próxima crise ,se houver uma próxima crise (#CoronaVirusChegandoPraAcabarComOMundo), vou ler e reler meu PIP até cair no sono e me convencer que girar é uma merda, aliás vou deixar em letras garrafais isso.


>>>ACESSE AQUI O PIP DO BATENDO O MERCADO<<<

Se o link não estiver funcionando ainda é porque o PIP está em contrução, tenho pouco tempo para escrever para o blog infelizmente, mas quero dar uma repaginada no blog, pretendo deixá-lo mais FIRE hehehe

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário