sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Trades da Semana 06/01/2020 ~ 10/01/2020


Fala sardinhada, essa semana foi de retração do nosso mercado acionário, já estava na hora né! Acredito que esse movimento tenha vindo dada as circunstâncias internacionais, com o tio Trump mandando bala na galera do Irã, o povo dos isteitis resolveu ficar mais conservador, fazendo o tradicional movimento "bolsa cai e dólar sobe", mas tenho meus motivos para acreditar que isso não irá virar uma Guerra Mundial, mas não sou vidente e chega de conversa e vamos ler o post pessoal.




Semana passada não postei resumo dos trades, pois não aconteceu absolutamente nada com meus trades, ITUB4 subiu mas caiu resultando em um movimento de lado e TCSA3 subiu bastante quase encostando na realização parcial e então começou a cair, mas não chegou perto do loss em nenhum dos dois trades.

Dado o resumo da semana passada, agora vamos para o dessa semana.


ITUB4


Despencou, aparentemente não houveram notícias que abalassem a estrutura da empresa ou alterassem seus fundamentos, então essa correção nos preços nada mais é que uma correção nos preços, em outras palavras caiu pq é renda variável.
O problema é que tomei stop loss, depois que o movimento acontece você fica meio pensando que o movimento era óbvio, mas isso é apenas psicológico, não vou cair nessa armadilha, vou seguir com meu sistema de trading, afinal estou arriscando pouco do meu patrimônio, faço os trades apenas por diversão e pode ser que gere uma renda extra para alavancar minha carteira.

TCSA3


Essa está sendo minha aposta para 2020, acredito fortemente num turnaround dessa empresa, mas enquanto os lucros da empresa não vem vou fazendo trade e brincando com esse papel, assim que esse papel virar empresa eu encarteiro, essa semana ficou de lado também, subiu, caiu, ficou parado e não encostou em nenhum ponto importante, portanto continuo posicionado nesse papel e a semana fechou com o preço encostado no meu ponto de entrada, ou seja estou no zero a zero ainda.

Operacional

Resolvi mudar um pouco o meu operacional, estava operando rompimento de pivot, porém estava esquecendo da teoria mais básica da Análise Técnica que é a Teoria de Dow das tendências, uma tendência é definida por topos e fundos, se tivermos dois topos e dois fundos ascendentes então temos uma tendência de alta, daí coloco minha ordem de start no preço do segundo topo pois a probabilidade da tendência continuar em alta é alta.

Meu erro foi de operar qualquer rompimento, e não estava olhando se a tendência é de alta ou de baixa, estava sendo cegado pelo meu sistema, mas vamos aprendendo, comecei a fazer um backteste da teoria de Dow e fiquei perplexo, não cheguei a terminar o backteste pois faço na unha e tive que sair pra dar atenção a família, mas o pouco que fiz fiquei perplexo e cheguei a conclusão que menos é mais mesmo, o famoso K.I.S.S., simplesmente retirei todo e qualquer traço e linha e indicadores dos meus gráficos, ficou muito simples, não preciso de desenhar uma linha pra enxergar um canal, ou suporte e resistência.

Teoria de Dow é vida! Vou tentar escrever um código no tradingview para realizar o backteste em diversos gráficos, acredito que bate o mercado de olho vendado.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário