domingo, 10 de novembro de 2019

A Polêmica do Preço Importa!!


Recentemente tive um embate com um amigo em relação a preço, só para nos contextualizarmos ele entrou no mundo da renda variável através do Bitcoin, assim como eu, a diferença é que tem 2 anos que eu "larguei as drogas" e meu amigo começou a se "desentoxicar" agora, entramos juntos em 2017 no auge, acho que não tem jeito qualquer um só entra no mundo dos investimentos quando temos aquelas capas de reportagem tipo essa:

Resultado de imagem para capa exame larguei tudo para viver de bolsa 

O marketing do enriquecimento é pesado, afinal quem não quer ficar rico? Algumas pessoas insistem que rico e dinheiro é coisa do capeta, mas elas esquecem que sem os investidores e o tutu que investimos ela fica sem emprego, mas isso é ladainha pra outro post.

Conversando com esse chegado, ele virou para mim e disse "Cara! você está dando mole, você tem que investir na carteira recomendada da Modal, você sabe qual a rentabilidade que eles estão tendo? Dá uma olhada já está em 60% esse ano!". Confesso que até me deu vontade, mas eu respirei fundo e já que ele é relativamente novo na bolsa, está engatinhando no Buy & Hold, resolvi orientar meu camarada em relação a ficar olhando rentabilidade na hora de investir (quem é Buy&Hold raíz toca um foda-se pra rentabilidade) e também tem aquela  que vemos muito por aí na internet "rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura" é a desculpa das corretoras pra rebolar perante ao sardinha que tem muita grana.

Daaaaí resolvi mandar umas voadoras do Bastter pra ele HAHAHAHA, minha opinião, o cara é curto e grosso mas sabe o que fala, confesso que das primeiras vezes que vi os vídeos dele me bateu um ódio, mas isso eu era muito sardinha, hooje quando eu revi os vídeos quase que eu assinei a plataforma dele, quase... mas foi num dos vídeos que meu amigo virou e disse "Preço importa sim! Que baboseira é essa?".

Respirei fundo novamente e olha que debate maneiro que tivemos:

Eu: Preço importa para fazer trade! No longo prazo seu preço médio cai naturalmente fazendo aportes.
Amigo: Mas se eu ficar comprando caro não vou ter rentabilidade algumas, a renda fixa é melhor assim.
Eu: Olha, como você pensa em investir? Esperar cair para comprar? Veja bem, empresas boas caem por um período muito curto de tempo e depois voltam a subir, você vai guardar seu dinheiro na renda fixa esperando acertar um fundo?
Amigo: Não! vou investindo aportando, alocando e tudo mais!
Eu: Nesse caso preço não importa e você vai entender isso um dia! Mas já lhe digo que se você ficar esperando acertar um fundo você vai ficar preso muito tempo na renda fixa e vai perder praticamente boa parte das subidas. Como você está começando agora na filosofia do Buy & Hold você tem que entender que a lógica é outra, somos sócios (#SQN) das empresas que seguramos e "sócio tem que querer comprar cada vez mais caro" (frase que vi no Bastter tbm).
Amigo: Não concordo com isso! se tiver caro eu não compro.
Eu: Entendi! (na verdade ignorei) Vamos pegar uma empresa pagadora de dividendos e no momento do seu aporte o DY da empresa está em 10%, significa que o valor que você aportou irá retornar pra sua mão nos próximos 10 anos, será o retorno do seu investimento e no final você ainda terá os papéis comprados lhe pagando dividendos, preço importa?
Amigo: Nesse caso não... mas em qualquer outro sim.

Já coloquei o meu ponto de vista, a conversa não parou por aí, no fim das contas ninguém convenceu ninguém e ele ainda acha que estou dando mole de não investir na carteira recomendada da Modal e eu acho que isso não importa bulhufas.

Andei meio sumido do blog, pois minha vida está uma loucura, comecei um negócio, estou fazendo faculdade e sendo pai nas horas que tenho com minha filha, é exatamente como dizem por aí, "quem trabalha não tem tempo de fazer vídeo", no meu caso to apertado pra escrever hehehe, mas não pretendo desistir do blog, só que não vou ficar postando regularmente.

Alguém acha que preço importa? Comentem!!!

Recomendação de leitura

Segue abaixo recomendação do livro "Faça Fortuna com Ações Antes Que Seja Tarde" do Décio Bazin é um excelente livro, não vou recomendar porcaria, se você acessar o link abaixo e achar interessante efetuar a compra, sentirei muito motivado a continuar escrevendo para o blog e todo dinheiro arrecadado dessa forma irei doar para quem precisa! Você vai estar fazendo o bem e adquirindo conhecimento! Combinado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário