terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Trade PETR4 em 15/01/2019



  • Entrada: Rompimento da máxima do candle anterior
  • Tempo gráfico: Diário
  • Stop Loss: -2,00%
  • Saída: Stop Móvel Automático de 2,00%

Assim começa essa operação, eu por um acaso encontrei o setup acima, eu achei bem simples, ao realizar um backtest na própria PETR4 eu encontrei os seguintes parâmetros:


Taxa de Acerto: 36%
Taxa de Erros que saíram no zero a zero: 51%
Erros com prejuízo: 13%

Foram 10 anos de backtest que fiz na mão mesmo, sendo que somente no ano de 2018 eu teria tido uma rentabilidade de 146% utilizando este método. Ótimo heim!

Sem mais delongas, o método é bem simples, eu coloco uma ordem de stop de compra na máxima do candle anterior


Imagem retirada do TradingView 

Repare que ali na seta o preço triscou na máxima do candle anterior, acionando assim minha ordem de stop de compra, mas veja o suador que eu tomei logo em seguida quando o preço vai em direção ao meu stop loss representado pela linha vermelha, UFA.

Obs.: Por enquanto não opero vendido, pois o custo operacional pra operar vendido em ações é uma fortuna em relação ao capital que uso para trade e no dia que eu tiver capital suficiente para isso, muito provavelmente irei largar o trade de ações e começarei a operar contratos futuros, pois o custo é infinitamente menor.

Andamento do Trade

15/01/2019: Deu Compra em 25,07

30/01/2019: Preço atinge 25,57 e o stop automático puxa meu stop loss para 25,07 mitigando o risco da operação.

04/02/2019: Preço atinge 26,07 e o stop loss está agora em 25,57. 2% garantido \o/

06/02/2019: Trade encerrado, fui stopado e o preço de venda executado foi de 25,51 beeeem perto da mínima do dia.

Resumo da operação:

Preço de Compra: R$25,07
Preço de Venda: R$25,51
Rentabilidade do Trade: 1,76%
Duração do Trade: 22 dias (Acho que está no limiar entre um swing trade e position trade)
Rentabilidade convertida ao mês: 2,41% a.m.

A eficiência dessa operação está bem próxima do que tenho como objetivo de rentabilidade que seria de 2,00% a.m. no longo prazo, porém 2,41% a.m. é ainda pouco, pois existem meses de perda e os meses de ganho tem de compensar por essas perdas.

Pretendo continuar operando PETR4 no mês de fevereiro, pois é a queridinha das carteiras recomendadas, dando liquidez necessária para entrar e sair da operação e continuarei no mesmo setup de rompimento de máxima do candle anterior.

Se for para apontar um erro deste trade em específico, eu aponto ter colocado uma distância grande entre o gatilho do stop e a ordem, a intenção era disparar um ordem e vender a mercado, mas acho que minha ordem formou o mercado por um breve momento, então para o próximo trade irei colocar a ordem de stop 0,01 centavo abaixo do preço de disparo da ordem.

É isso, espero pitacos galera!!! Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Olá, eu sou o Guilherme Costa, tenho 30 anos, sou servidor público, pai, marido, investidor e por último não menos importante, estudante de Engenharia Elétrica mas como ultimamente tenho "respirado" mercado financeiro estou completamente desmotivado com a Engenharia e estou buscando um curso de graduação voltado para o mercado financeiro, ainda não me decidi, cenas dos próximos capítulos. 25/06/2019