domingo, 10 de fevereiro de 2019

Sobre Educação Financeira e Aquelas Dietas de Emagrecimento Rápido

Como Bater o Mercado


Neste artigo venho trazer um pensamento e talvez até mesmo uma filosofia, a filosofia do sucesso. Bora ler campeão!!!

Gosto sempre de fazer essa comparação, pois quando decidimos perder peso ou porque o médico mandou, ou  porque você está afim de se sentir melhor com as coisas da vida e tudo mais, colocamos metas e nos esforçamos para atingir este objetivo.

Com a nossa vida financeira não é diferente, quando decidimos que precisamos investir para termos uma vida melhor, não é nenhuma recomendação médica ou algum amigo te sacaneando por excesso de peso, quando nos incomodamos com a nossa vida financeira é simplesmente a vida lhe dando várias porradas nas fuças para você acordar e começar uma vida de realizações e largar mão de ser abaixo de medíocre.

Mas gosto de fazer essas comparações pois muita gente já tentou emagrecer e quero mostrar que enriquecer e deixar a mentalidade da pobreza para trás é exatamente a mesma coisa só muda o nome do objetivo, basta trocar "Emagreça 20 Kg em 60 dias" por "Alcance a Independência Financeira em 10 Anos", igualzinho.

Fazendo uma rápida pesquisa no Google eu sintetizei os diversos "passo a passo" encontrados em 4 simples passos para emagrecer:

  • Comer menos carboidratos;
  • Comer mais proteínas e gorduras saudáveis;
  • Diminuir a quantidade de comida ingerida;
  • Praticar atividade física.
Agora vamos fazer um pequeno exercício mental e correlacionar este passo a passo para a vida financeira:

Comer menos carboidrato = tirar da sua vida aquilo que está sobrando, aquilo que não te serve, como por exemplo aquele cafézinho de R$13,00 que você insiste em dizer que "não vive sem", ou seja, cortar os supérfluos.

Comer mais proteínas e gorduras saudáveis é o equivalente a dizer que você precisa trazer para sua vida coisas que te fazem bem e que te dão força, como buscar por conhecimento e educação financeira.

Diminuir a quantidade de comida ingerida implica em dizer que agora que você conhece a receita de uma boa alimentação você deve perceber que não é necessário comer tudo o que você estava comendo anteriormente, um paralelo financeiro para isso seria, agora que você sabe o quão importante é o dinheiro, você começa a usá-lo de maneira infinitamente mais sábia do que anteriormente.

Praticar atividade física = ganhar mais, você aprendeu a importancia do seu dinheiro e aprendeu a usá-lo de maneira sábia e inclusive a investir o dinheiro que você tem poupado, o que acha de ganhar mais para chegar na independência financeira mais rapidamente?

E para terminar. 

Sabe o que acontece depois que você perde 20kg em 60 dias? Se você voltar aos seu antigos hábitos, você irá ganhar seus 20kg novamente. Com a vida financeira é a mesma coisa, se você se reeducar financeiramente e depois se deseducar voltando aos seus antigos hábitos, advinha o que acontece....

E aí? Gostou dessa viagem?? Comentem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Olá, eu sou o Guilherme Costa, tenho 30 anos, sou servidor público, pai, marido, investidor e por último não menos importante, estudante de Engenharia Elétrica mas como ultimamente tenho "respirado" mercado financeiro estou completamente desmotivado com a Engenharia e estou buscando um curso de graduação voltado para o mercado financeiro, ainda não me decidi, cenas dos próximos capítulos. 25/06/2019